Bem-Vindo

Bem-Vindo
Bem-Vindo

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Fevereiro: Fajã da Ovelha

História da Freguesia da Fajã da Ovelha


A denominação derivará, talvez, do assentamento de terras anteriormente desmoronadas e que funestamente colheram uma ovelha. A ocorrência que permaneceu na memória das populações, ligou-se ao local, e dali se alastrou a toda a freguesia.
Esta Freguesia foi criada em meados do século XVI e instalada a sua sede na Capela de São Lourenço, com características manuelinas. Um dos primeiros colonizadores (séc. XV) foi Gonçalo Ferreira de Carvalho que ali possuiu terras.
Esta Freguesia não deixa de merecer o interesse do forasteiro curioso, na ânsia satisfeita de reviver o tipicismo e as marcas do passado, aqui mantido pela quietude do presente.

Fonte: http://www.cmcalheta.pt/wordpress/?p=940


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Igreja Paroquial de São Pedro - Ponta do Pargo




Foi a capela de São Pedro, de cujo instituidor e ano de construção não temos notícia, que serviu de sede à nova paróquia. Passou por acrescentamentos e reedificações em anos que não podemos precisar. (…)
Foi ordenada a sua reconstrução por mandado do Conselho da Fazenda de 20 de Julho de 1620, sendo edificada, de arrematação, no ano de 1690. No ano de 1851, fizeram-se obras importantes de reparação neste templo.
Segundo tradição oral, diz-se que a igreja paroquial, nas suas construções e reconstruções, ocupou três lugares diferentes, mas sempre no mesmo Sítio do Salão. Primeiramente esteve no Pé do Pico, depois na Achada da Igreja e finalmente no lugar em que actualmente se encontra.


Fonte: http://www.cmcalheta.pt/wordpress/?p=959

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Arte Calhetense - Fonte do Largo da Fonte



Arquitetonicamente isolado, o fontanário tem uma base redonda sobre a qual se ergue um pilar de alvenaria de cimento, onde se encontra uma torneira que era usada para o abastecimento de água.

Fonte: http://7maravilhasdacalheta.blogspot.pt/

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

"VII Encontro Regional de Cânticos da Festa" - Casa do Povo da Fajã da Ovelha


A Casa do Povo da Fajã da Ovelha irá desenvolver o "VII Encontro Regional de Cânticos da Festa", no próximo dia 26 de janeiro, no Salão Paroquial da Raposeira - Fajã da Ovelha. 
Neste evento são esperados grupos de cânticos natalícios de diversos concelhos da Madeira, os quais interpretaram cânticos das "Missas do Parto", cânticos da "Missa do Galo", romagens,  janeiras, cantar dos reis e Santo Amaro num espectáculo a não perder.

Fonte:http://casadopovodafajadaovelha.blogspot.pt/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ponta do Pargo: Festa do Pêro


Hoje apresentamos um vídeo sobre a "Festa do Pêro". Esta festa acontece anualmente no mês de setembro, na freguesia da Ponta do Pargo. 
O vídeo que apresentamos foi publicado pela câmara municipal da Calheta no youtube.

(camaracalhetamadeira - youtube)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Ponta do Pargo - Festas


O mês de janeiro no blogue “Calheta” é dedicado à freguesia da Ponta do Pargo por isso, apresentamos as festas que acontecem nesta freguesia.

São Pedro – julho
Nossa Senhora da Boa Morte – julho
Santo António – agosto
Nossa Senhora do Amparo – agosto
Festa do Pêro – setembro



Nota: pode saber quais as restantes festas do concelho da Calheta clicando na imagem ao lado

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Obrigado!


Agradecemos a todos aqueles que visitaram o nosso blogue. Em pouco mais de dois meses, tivemos mais de 1000 visitas.

Obrigado pela vossa visita!

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Janeiro: Ponta do Pargo


História da Freguesia da Ponta do Pargo


Não se sabe o ano preciso da sua criação, mas deve ser anterior a 1560. Localizada no extremo Sudoeste da Ilha, o nome é elucidativo do acontecimento: quando os descobridores andavam a explorar a costa, no barco de Severo Afonso, chegados a esta paragem, pescaram um peixe de maravilhosa grandeza, parecido, ao pargo. Razão porque chamaram a esta ponta, Ponta do Pargo.
A costa marítima da Ponta do Pargo era excessivamente perigosa para a navegação, razão pela qual foi construído um Farol, no alto do penhasco (Ponta da Vigia), inaugurado a 5 de Junho de 1922.
A Ponta do Pargo conta, segundo os censos de 2001 com 1145 habitantes.

Adaptado de: http://www.cmcalheta.pt/wordpress/?p=952

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

8 meses - 8 freguesias


8 meses - 8 freguesias é a nova rubrica do blogue Calheta. A partir de hoje, dedicaremos um mês a cada uma freguesia do concelho da Calheta. Em cada mês falaremos da história, dos monumentos e de outras coisas de cada uma das freguesias da Calheta.
Aqui fica a lista do mês que corresponde a cada freguesia:

Janeiro: Ponta do Pargo
Fevereiro: Fajã da Ovelha
Março: Paul do Mar
Abril: Prazeres
Maio: Jardim do Mar
Junho: Estreito da Calheta
Julho: Calheta
Agosto: Arco da Calheta